segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia 03/10 - O que você vai ser ???




Dicionários qualificam como cidadão: “o indivíduo que goza dos direitos civis e políticos de um Estado livre.” Há quem diga que ser “cidadão” é ter direito à vida, à propriedade, à liberdade, à igualdade perante a Lei, é participar do destino da sociedade, é votar, ser votado, ter direitos públicos, enfim...
Filosoficamente falando praticar a cidadania é ser chamado à responsabilidades para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar em geral.
No Brasil, poderíamos dizer que temos o direito de sermos cidadãos? Vejamos: dia 03/10 é dia de eleição, conceituando cidadania nos critérios acima votar é ser cidadão, será mesmo? Voltando lá atrás onde ser cidadão é ter direito à qualidade de vida, à propriedade, à liberdade, ou seja, como um todo.
No entanto os candidatos que elegemos, não entendem ou não querem entender, que ao usarmos nosso direito ao que dizem ser cidadania por meio da votação procuramos por um bem-estar como um todo. Durante o mandato praticamente todos os eleitos, generalizar não posso, mas que dá vontade dá, começam a adquirir propriedades, a viver bem, excelentemente bem, tem planos de saúde, moradia fixa, passam a adquirir móveis, imóveis, investem na educação dos próprios filhos, que as vezes muitos não dão valor, investem em sua saúde, da sua família, investimentos fantasmas, contas e mais contas, enfim mudam radicalmente de vida. Mas espera aí onde está o investimento na infra-estrutura de nossa cidade, na educação, saúde, lazer...??? Não temos respostas não é verdade! Estas áreas ficam a desejar mais uma vez, na verdade a cada 2, ou 4 anos por aí...
Infelizmente não concordo que haja cidadania no Brasil, pois não são todos que mudam a qualidade de vida.
A cidadania no Brasil é tão divergente que somos obrigados a votar. Infelizmente esta é a cidadania implantada em nosso País.
Para você que concorda que cidadania está distante de ser o que muitos pregam, faça como eu: anule seu voto, muitos merecem, acredite.
Vamos procurar um modo de mudar os que estão no poder, somos nós que os colocamos lá, por que não podemos multá-los, isso é cidadania, é promover, realizar, é articular meios para que todas as pessoas possam usufruir. É tentar conscientizá-los que a qualquer momento eles não estarão mais lá por falta de competência.
No entanto há quem mereça nosso voto, por exemplo, para presidente vote: Marina Silva nº: 43, vamos lutar por um desenvolvimento sustentável, o nosso país precisa. Para governador vote Vanderlan nº: 22, quem quiser ver o potencial dele vá a cidade de Senador Canedo-Goiás, ou entre no site da cidade e veja o belo trabalho que ele fez e está realizando naquela cidade.
Faça como eu, faça o seu candidato merecer seu voto.

P.s: Você pode anular apenas os que não quiser votar.
Fatos vistos por um ponto de vista cor de rosa (risos) =]

By: Kléo Rodrigues

Ótima semana à todos!!!

=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário